Ovo: Saiba porque você pode e deve consumir

O ovo já foi considerado vilão,  pois acreditava-se que ele aumentava o colesterol. Hoje, sabe-se que isso não se passa de “lero lero”. O ovo é um SUPER ALIMENTO riquíssimo em nutrientes, que além de trazer inúmeros benefícios à saúde; NÃO aumenta   o colesterol!

Não, hoje não existe recomendação para limitar o consumo de ovos para pessoas saudáveis. O ovo contém quantidades muito baixas de gorduras saturadas ( 1,5g das 5,5g de gorduras insaturadas). A Associação Americana de Cardiologistas (American Heart Association) corrigiu as suas recomendações para consumo de ovos! “ Não existe uma recomendação específica da quantidade de gemas que uma pessoa deve consumir por semana”.

COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL:

Rico em 13 proteínas de alto valor biológico, antioxidantes como a luteína  e zeaxantina, gorduras saudáveis, vitaminas A, do complexo B, ácido fólico e minerais como cálcio, fósforo, manganês, potássio,  ferro e zinco. A gordura saturada  do ovo,  e apontada como alta, não é nada além do “normal”, corresponde  37,4% das gorduras totais presentes no alimento. Outros 46% são monoinsaturadas, que estão presentes, por exemplo, no azeite de oliva, além de ter a poli-insaturada, como o ômega 3 e 6. E também, quem foi que disse que gordura saturada é totalmente ruim? Ela é um nutriente essencial e deve ser consumida SIM  (em breve um post sobre isso).

CALORIAS E FORMAS DE CONSUMO:

O ovo tem, em média, tem 77 kcal em sua forma cozida na água. Já  frito, tem o seu valor calórico em torno de 128 kcal. O fato de ser frito não é problema, o real problema é  o tipo de óleo utilizado para fritar. Se for óleo de soja, canola, milho, algodão = PORCARIA. Por outro lado, se o ovo for frito em um óleo bom e saudável, como o óleo de coco extra-virgem, de amendoim ou girassol – em qtdes moderadas – não há problema algum! Outras formas de consumir o ovo são: omelete, pochet ou frito em água.

BENEFÍCIOS À SAÚDE:

– Possuem um alto valor nutricional. Um ovo tem 13 nutrientes essenciais em quantidades variadas necessários para o bom funcionamento do organismo, incluindo proteínas de alto valor biológico, colina, ácido fólico, ferro, zinco. Tudo isso por apenas 75 calorias. Ovos são importantes para as dietas de emagrecimento, força muscular, funcionamento do cérebro, a saúde dos olhos e muito mais.

Um ovo grande contém 6g de proteínas, quase metade delas está na gema. Tem 4,5 g de gorduras (7% das necessidades diárias), somente um terço desta é gordura saturada. Não contém gordura trans.

-Ajuda a controlar o peso: Possui proteínas de alto valor biológico, que contribuem para a sensação de saciedade prolongada e para manter a energia do organismo. Manutenção da força muscular e redução da perda de massa muscular: Pesquisas indicam que proteínas de alta qualidade produzem força muscular e ajudam a prevenir a perda de massa muscular em pessoas idosas.

– Garante uma gestação saudável: A gema do ovo é excelente fonte de colina, um nutriente essencial que contribui para o desenvolvimento do sistema nervoso central do feto, importante para a prevenção de anomalias fetais. Dois ovos provêem cerca de 250 miligramas de colina, ou seja metade das necessidades diárias para uma mulher gestante ou amamentando.

– Melhora a função cerebral: A Colina também é muito importante para a função cerebral em adultos, mantendo a estrutura das membranas celulares. É componente chave para a transmissão neuronal (transmissão de “mensagens” do cérebro através dos nervos para os músculos).

– Ajuda na saúde da visão: Luteína e Zeaxantina, dois antioxidantes encontrados no ovo, ajudam a prevenir a degeneração macular, que é a causa principal da cegueira dos idosos. Apesar de possuir quantidade pequena dos dois nutrientes, pesquisas demonstram que a luteína dos ovos é mais bio-disponível que a luteína de outros alimentos.

OBS. Prefira os ovos orgânicos: são mais nutritivos. Assim como todo alimento, o ovo  deve ser consumido com moderação. A quantidade vai variar de pessoa para pessoa.

 

1545073_376247425854103_253315155_n