Mas o que e que tem esse tal de Gengibre?

O gengibre é uma raiz com inúmeros benefícios, usada tradicionalmente por muitas culturas graças às suas propriedades curativas. O gingerol é uma das substâncias ativas presentes no gengibre com várias ações benéficas ao organismo: antioxidante, antifúngico, anti-inflamatório, analgésico, antipirético, inibe a agregação das plaquetas evitando o aparecimento de trombos, ação cardiotônica, efeito protetor de células nervosas contra doenças degenerativas e atividade protetora contra câncer. O gingerol também é conhecido por sua ação termogênica, auxiliando na perda de peso para quem procura emagrecer.

Nutricionalmente falando, o gengibre possui baixo valor calórico, é rico em vitaminas (C, folato, B6); minerais (magnésio, potássio, cobre, fósforo); antioxidantes, um pouquinho de proteínas, carboidratos, água e fibras.

Alguns dos benefícios á saúde:

• Anti-inflamatório e analgésico natural, recomendado no tratamento de cólicas, doenças inflamatórias como a artrite, artrose, fibromialgia ou a fadiga crônica.
  • Digestivo: ajuda a tratar más digestões, gases, gastrite, úlceras gástricas, diarreia, etc. Funciona também como protetor estomacal ante o consumo de álcool e medicamentos.
  • Infecções de garganta: ajuda a tratar infecções e inflamações de garganta, é muito útil em casos de rouquidão e para cantores profissionais.
  • Náuseas e vômitos: especialmente recomendado nos primeiros meses de gravidez, pois não causa efeitos secundários nem ao feto nem a mãe. Também é um suplemento ideal durante a quimioterapia no tratamento de câncer.
  • Ajuda a prevenir enjoos de forma geral.
  • Efeito Termogênico: Acelera o metabolismo, o que é muito útil para quem quer emagrecer. Tem a capacidade de gerar calor. Mas cuidado, não pode exagerar! Hipertensos e gestantes devem ter cautela.
  • Aumenta a libido: é um afrodisíaco natural. Sobretudo, muito usado na menopausa, andropausa e disfunções sexuais
  • Previne as doenças cardiovasculares e melhora a circulação sanguínea. Obs. Contra-indicado em casos de pacientes em uso de anti-coagulantes.

Como consumir o gengibre?

• Raiz crua: podemos ralar a raiz e incluir em receitas de todo o tipo.
  • Em pó: para realizar um tratamento recomendamos tomar o gengibre em pó para poder controlar a dose. Não supere a dose de 2 g ao dia e consulte sempre com um profissional.
  • Desidratado: o gengibre desidratado é fácil de ser encontrado hoje em dia em lojas de produtos naturais. Devemos lembrar que o preparado contém um alto conteúdo de açúcar.
  • Em infusão: um chá quente de gengibre é ideal para pessoas que sentem muito frio.
    Suco fresco: o suco fresco de gengibre, sem abusos, nos permite dar um toque original e medicinal a sucos de maçã, abacaxi, cenoura etc.
  • Óleo essencial: podemos usar o óleo essencial de gengibre para massagens, por exemplo, nos pés frios. Misture com creme hidratante habitual e massageie bem os pés. Em pouco tempo você notará o grande calor desprendido.

ATENÇÃO!
É necessário ressaltar que deve-se tomar cuidado com o consumo excessivo de gengibre. Alguns estudos mostraram que a alta ingestão pode provocar efeitos adversos, como aborto em mulheres (principalmente no início da gestação), aumento do fluxo sanguíneo nas mulheres em período menstrual, surgimento de quadros de úlceras, azias e gastrite, aumento de cálculos renais e prejuízos nos receptores do hormônio sexual masculino (testosterona) nas células do organismo do bebê durante a gestação, afetando a diferenciação sexual biológica da criança. Portanto procure um profissional nutricionista para uma orientação adequada para cada caso específico.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Grant KL, Lutz RB. Ginger. Am J Health-Syst Pharm 2000; 57: 945-47.
Wei QY, Ma JP, Cai YJ. Cytotoxic and apoptotic activities of diarylheptanoids and gingerol-related compounds from the rhizome of Chinese ginger. Journal of Ethnopharmacology 2005; 102: 177-84.
Young HY, Luo YL, Cheng HY. Analgesic and anti-inflammatory activities of [6]-gingerol. Journal of Ethnopharmacology 2005; 96: 207-10.
Smith C, Crowther C, Willson K. A randomized controlled trial of ginger to treat nausea and vomiting in pregnancy. Obstet Gynecol 2004; 103: 639-45.