O que o camarão tem de bom?

O camarão – ingrediente tão comum e nobre na alimentação de todo o mundo – é além de gostoso, muito nutritivo e saudável.  O Brasil é o oitavo maior produtor de camarão do mundo!  Mas o que o camarão tem de bom? Este crustáceo, cujo nome vem do latim cammãrus é composto basicamente de água, proteínas, gorduras saudáveis, cálcio, fósforo,  potássio, zinco, um pouco de sódio, um teco de Ferro e traços de vitaminas do complexo  B (exceto a B12)

Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), há mais de 340 espécies de camarão pescadas comercialmente no mundo todo. O valor nutricional não varia muito entre elas, mas sofre pequenas variações, dependendo da composição da água da região, dos tipos de alga presentes, da temperatura, da sazonalidade e do ciclo reprodutivo.  O que muda entre as espécies é o tamanho, peso, textura e as calorias (depende da preparação).

Alguns tipos de camarão:

  • Camarão-da-malásia
  • Camarão-de-estalo
  • Camarão-de-patas-brancas
  • Camarão-de-sete-barbas
  • Camarão-limpador
  • Camarão-rosa

Como escolher?

É importante saber escolher os camarões na hora da compra. Verifique se a cabeça está bem presa ao corpo. A casca deve estar rosada e brilhante.O odor deve ser suave. Se o rabo e a cabeça estiverem escuros, é um sinal de que o alimento não está legal, provavelmente por não ter sido armazenado corretamente.

Como higienizar?

Jogar em um escorredor, espremer um limão para cada quilo de camarão e colocá-lo na água corrente. Além de ser a melhor forma de retirar o odor e pequenas sujeiras de maresia, esse processo realça o sabor do alimento. Para retirar a sujeira da qual o camarão se alimenta no mar, faça um pequeno talo nas costas dele e, com um palito, puxe as vísceras. Outra opção é comprar o camarão já limpo e sem cabeça. Mesmo assim é interessante lavar os camarões em água corrente,   para garantir a qualidade do alimento.

Como armazenar?

Outro cuidado que deve ser observado é o armazenamento. O camarão precisa ser armazenado em freezer. Após o descongelamento, deve ser mantido na parte mais fria da geladeira e consumido no máximo em dois  dias. O ideal é que o descongelamento seja lento. Dica: Na noite anterior ao preparo, ou algumas horas antes, retire os camarões do freezer e guarde-os na geladeira. Desta forma, o descongelamento será mais lento. No freezer, se já tiver sido comprado congelado, ele pode durar até 1 ano. Caso contrário, pode ser armazenado no freezer por até 1 mês. Após o preparo, o camarão dura no máximo dois dias na geladeira.

Preparações:

As preparações com camarão são diversas e os molhos/temperos que as acompanham é que aumentam o valor calórico do prato. O camarão em si, é um alimento extremamente nutritivo, de baixa caloria e versátil na culinária. Os pratos mais conhecidos no Brasil são: bobó de camarão, camarão na moranga, moquecas, saladas, ensopados, fritos e empanados.

Obs. Há formas de preparo mais saudáveis e menos calóricas (veja no menu receitas aqui do site).

Dá-lhe camarão! Beijos, da #nutrilari   :*  😀  😛

camarão