Do que são feitas as salsichas? Leia e se surpreenda…

“Leis são como salsichas; é melhor não saber como são feitas”. A frase, do chanceler alemão Otto Von Bismarck (1815-1898), se tornou célebre em todo o mundo e ajudou a espalhar o boato de que as salsichas são feitas de ingredientes duvidosos e em ambientes nojentos.

A matéria-prima da salsicha é composta de sobras de carnes suína, bovina e de frango (isso é o que dizem os fabricantes…pois eu não duvido que tenha carne de outros bichos não comestíveis, já que alguns estudos encontraram até restos de besouro, URGH). No entanto, nenhuma das carnes é de primeira – o que entra na composição do alimento são aquelas partes mais nojentas (e menos nutritivas), que sobraram da fabricação de outros produtos. Exemplo: vísceras, peles, olhos (isso mesmo, córnea do bicho),  bochechas, pedaços da orelha, nariz e por aí vai…Mas o que dá mesmo sabor ao produto são o sal e os temperos, que variam de acordo com o fabricante, mas que costumam ter alho, cebola, pimentas em pó e outras especiarias. Depois, ainda são acrescentados os ingredientes chamados extensores, que têm a função de melhorar a ligação entre a água e a gordura. Na embalagem, eles vêm descritos como proteína de soja, amidos (e como tem amido!) e carragena. Por último, para que o produto tenha maior durabilidade, entram em cena os aditivos, como sal, nitrito de sódio e fosfatos (conservantes péssimos à saúde).

Na primeira etapa de produção, as carnes e a gordura são moídas em um aparelho chamado “cutter” até formar uma massa bem fina, à qual serão acrescentados os outros ingredientes. Com tudo bem misturado, a massa vai se tornar um “embutido”. Ou seja, ela é colocada dentro de um envoltório de plástico, que vai dar o formato ao produto. A salsicha é, então, cozida em banho-maria até atingir 72º. Em seguida, o produto passa por um processo de resfriamento e é retirado das “tripas artificiais”. Nessa etapa, a salsicha pode receber um banho de corante para ficar com uma cor que seja atraente ao consumidor (mais produtos químicos!). Depois dessa etapa, o produto está pronto para ser embalado, distribuído  e consumido (para a infelicidade de sua saúde).

Resumindo: SALSICHA é praticamente uma “merda”, com valor nutricional ZERO!

Finalizo com um pergunta: Você comeria cocô?  EU NÃO!

NÃO CONSUMA! Sua saúde agradece!

#salsichanao #hotdogsemsalsicha #nutrilari  #porcariaalimentar #cocoalimentar

salsicha