Benefícios da Canela à saúde

A canela é muito usada na culinária de vários países. O consumo regular desta especiaria pode trazer diversos benefícios à saúde. Tal fato é devido à rica composição nutricional da canela, que consiste em fibras, ferro, cálcio, manganês, potássio, vitaminas A, B1, B2, B3 e C, traços de proteínas e antioxidantes.

Principais propriedades medicinais da canela:

-Controla a glicose sanguínea: O consumo da canela reduz o índice glicêmico dos alimentos por conter fibras.
-Diminui a absorção de gorduras e ajuda no controle do colesterol e triglicérides, devido à melhora da sensibilidade dos tecidos a insulina e pela presença de fibras e antioxidantes
– Melhora a digestão, diminuindo gases e sensação de “empasinamento”
-Possui efeito anticoagulante, ou seja, melhora a circulação sanguínea
-Tem ação anti-inflamatória – vale lembrar que a obesidade é uma inflamação!
-Aumenta a saciedade devido a presença de fibras
-Auxilia na prevenção do câncer (reduz a proliferação de células cancerosas, sobretudo da leucemia e linfoma)
-Auxilia na prevenção de doenças degenerativas como Alzheimer (devido a presença de antioxidantes que neutralizam os radicais livres)
-Aumenta a imunidade e auxilia no combate a infecções diversas (principalmente respiratórias), devido a sua ação antibacteriana e expectorante
-Alivia dores causadas por artrite, artrose e reumatismo, devido a sua ação anti-inflamatória
-Auxilia no tratamento do mau hálito, acne, doenças de pele e irregularidades menstruais

Obs. Gestantes, hipertensos, pacientes com doenças hepáticas e/ou renais ou aqueles que façam uso de anticoagulantes orais devem evitar o consumo de canela.

Riscos do consumo em excesso

Em pessoas saudáveis o consumo em excesso da canela, além dos seis gramas máximos recomendados, pode levar a intoxicação, irritação das mucosas gástrica e intestinal, alteração dos batimentos cardíacos, úlcera e alergias.canela-1