Aprenda a higienizar corretamente cada parte de sua cozinha

Fogão 

Ele pode ser higienizado diariamente com esponja e detergente. Já no forno, use a escova. Nas partes em que a sujeira estiver mais grossa, esfregue uma pasta feita com bicarbonato de sódio e água. O enxágue sempre deve ser feito imediatamente, seguido de secagem com pano limpo.

Armário 

Uma vez por semana limpe o interior com uma mistura contendo 50% de vinagre branco e 50 % de água. Depois, seque bem e deixe as portas abertas por alguns minutos para arejar.

Chão e paredes 

Você vai precisar de três baldes para fazer a limpeza diária: no primeiro misture oito gotas de detergente para cada litro de água e aplique com pano e rodo; no segundo, deve conter apenas água para o enxágue e, no terceiro, uma solução de água sanitária e água (2 colheres de sopa para cada litro). Passe com pano limpo e deixe secar.

Geladeira 

A parte externa deve ser limpa diariamente com uma solução de água sanitária e água. No interior, uma vez ao mês, use esponja e 50 ml de detergente para cada litro de água. Após o enxágue, pulverize uma mistura contendo 50% de vinagre branco e 50% de água e aguarde uma hora – nesse período, deixe os alimentos em caixas térmicas. Repita novamente a limpeza com água e detergente, enxágue e passe um pano umedecido em solução de água com bicarbonato de sódio. Espere mais uma hora e seque com pano limpo antes de ligar a geladeira e devolver a comida.

Pia 

É o pior lugar, porque lá são colocados, lado a lado, louça suja e limpa, alimentos, embalagens de produtos e até a lixeira. Daí a importância de limpar a cuba e a pedra diariamente com esponja e detergente. Enxágue bem, seque e passe um pano umedecido em uma solução feita com 1/2 colher (sopa) de água sanitária e 1/2 litro de água. E atenção redobrada à esponja e ao pano de pia, que são os locais preferidos de germes e bactérias: eles devem ser trocados toda semana e desinfetados uma vez ao dia com água corrente e detergente, embrulhados separadamente em papel-toalha e colocados por 1 minuto no micro-ondas. Se pegar uma gota de água da esponja úmida e analisá-la é possível encontrar cerca de 450 milhões de bactérias. Já no pano seco, elas sobrevivem por 24 horas. E que fique bem claro: lugar de lixeira é no chão, tampada e forrada com saco plástico.

Tábua de carne na mira

Uma receita de desinfetante mais potente do que água sanitária para limpar superfícies lisas, especialmente a tábua de carne plástica — a de madeira deve ser aposentada, pois é muito porosa, o que aumenta risco de contaminação: em um pulverizador novo e limpo coloque água oxigenada de 10 volumes. Em outro, encha com vinagre de maçã. Pulverize um e depois o outro (não importa a ordem) sobre o utensílio e deixe escorrer. A utilização destes produtos em separado e sequencialmente é cerca de 10 vezes mais potente do que se fossem usados sozinho e mais efetivo do que se estivessem combinados em uma única garrafa.

Fonte: Adaptado de Dr Bactéria e Revista Viva saúde

como_limpar_a_cozinha