Requisitos para comprar um azeite de boa qualidade

Requisitos para comprar um azeite de boa qualidade

1- Nome. O bom azeite é o  EXTRA-VIRGEM. Há no mercado outros tipos de azeite (azeite virgem, ou o “azeite de oliva”, que não possuem boa qualidade. Assim sendo, saiba as diferenças entre eles:

  • Azeite de oliva extra-virgem:  É o melhor azeite de todos. Ele vem da primeira prensagem das azeitonas, contém acidez de no máximo 0,8% (o ideal mesmo, é que a acidez seja abaixo de 0,5%).  Além do ótimo valor nutricional , o azeite extra-virgem com baixa acidez e prensado a frio tem um sabor e aroma bem melhores que os demais.
  • Azeite virgem: É um azeite com teor de acidez mais elevado (1-4%) do que o azeite extra virgem, por isso retém somente alguns dos seus aromas, sabores e propriedades naturais. Este tipo de azeite, contêm maior quantidade e ácidos graxos livres do que monoinsaturados, tornado-o um azeite de baixa qualidade nutricional.
  • Azeite de oliva: Esse é o óleo estocado em grandes quantidades nas prateleiras dos supermercados. É um óleo comum e de baixa qualidade (como o de soja, por exemplo) misturado a uma grande quantidade de  azeite virgem, mais uma pequena quantidade do azeite refinado. Normalmente estes tipos de azeite tem um preço mais acessível, mas não são as melhores opções, definitivamente.

2- Embalagem. O ideal é que o azeite venha em garrafa de vidro ou cerâmica de cor escura, para evitar a oxidação e para evitar contaminação por substâncias químicas (o que acontece com as latas).  Sempre armazene o azeite longe da luz solar e calor, para evitar que ele se deteriore, torne-se rançoso e de baixa qualidade nutricional.

3- Acidez. Os bons azeites contêm acidez igual ou menor a 0,5%. Esta informação deve vir no rótulo, obrigatoriamente. O grau de acidez indica a quantidade de ácidos graxos livres e ácidos graxos monoinsaturados do azeite. qanto mais ácidos graxos monoinsaturados, melhor a qualidade do azeite.

4- Coloração. Os bons azeites tem uma coloração mais escura, um amarelo-esverdeado-escuro. Quanto mais claro, pior é a qualidade do azeite. Obs. A observação da cor somente não é garantia da qualidade do seu azeite, o ideal é que você verifique todos os outros requisitos para ter certeza da qualidade do produto que está comprando.

5-  Validade. Não adianta cumprir todos os requisitos e se esquecer de olhar a validade do produto na embalagem. Compre sempre num prazo de validade que esteja dentro do tempo que vc vá consumir!

 

Bolo de banana de Microondas

Bolo de banana de Microondas

Ingredientes:

-1 banana amassada com garfo

-1 ovo inteiro ou 2 claras (passe o ovo numa peneira para retirar a película a gema, assim não fica com aquele cheiro forte de ovo!)

-2 colheres de sopa de aveia (qualquer uma, farelo de aveia, aveia em flocos…a que tiver em casa)

-1 colher de sobremesa de canela em pó

-1 colher de sobremesa de fermento em pó

-3 colheres de sopa de leite desnatado (zero lactose, cao seja intolerante) ou outro leite vegetal (de arroz ou amêndoas ou castanhas) ou água – Obs. com o leite fica mais gostoso e acrescenta um tico de proteínas à receita!

-1 colher de sobremesa de açúcar mascavo ou demerara ou adoçante culinário

Modo de Preparo:

-Bata todos os ingredientes (exceto o fermento) no liquidificador ou mixer ou com a mão mesmo até obter uma massa homogênea. Acrescente o fermento por último, bata mais um pouco.

-Coloque a mistura em um refratário de vidro ou outro que possa ir ao microondas untado com óleo de coco ou azeite extra-virgem e deixe de 2 a 4 minutos (depende da potência de cada microondas, faça o teste!).

-Fure com um garfo e veja o ponto, se o garfo não sujar é porque assou legal e está pronto o seu bolinho de banana!

Bom apetite!  Beijos da nutri! 🙂 #nutrilari 

DSCF4155