Sopa de abóbora e Frango

Ingredientes:
-1 kg de abóbora picada-
-1 xícara de chá de peito de frango desfiado
-3 cebolas médias picadas
-2 dentes de alho picados
-1 fio de óleo de amendoim
-1 colher de sobremesa de gordura de côco (óleo de côco, pode ser substituído por azeite)
-1 colher de sopa de caldo de legumes
-1 colher de sopa rasa de manteiga
-Sal, pimenta e noz-moscada à gosto
Preparo:
-Coloque todos os ingredientes na panela de pressão, menos a manteiga e a noz moscada, cozinhe por cerca de 30 minutos.
-Retire a pressão, abra a panela, acrescente a manteiga e a noz moscada.
-Bata tudo no liquidificador até atingir uma consistência cremosa. Se preferir, cozinhe o frango separadamente e jogue depois da sopa pronta, para que ele não seja batido no liquidificador. É opcional
Obs. A sopa pode ser servida com coentro, cebolinha e salsinha picados, fica uma delícia!
Bom apetite! 🙂

sopadeabobora

Sopa de Lentilha com Cenoura e Brócolis

Ingredientes:

-2 xícaras de ervilhas verdes desidratadas

-3 cebolas picadas em 4

-2 dentes de alho

-1 cenoura média picadinha

-1 punhado de brócolis

-Mix de ervas desidratadas de sua preferência (orégano, manjericão, salsa, etc.)

-1 pitada de sal marinho e pimenta

-1 colher de sopa de óleo de coco extra virgem ou óleo de amendoim

-Jogue por cima salsinha, hortelã, coentro e cebolinha frescas – opcional

Preparo:

-Em uma panela de pressão, coloque as ervilhas, as cebolas, o alho, cenoura, brócolis, o óleo + temperos e cubra com água. Cozinhe durante cerca de 25 minutos.

-Coloque tudo no liquidificador, bata bem e depois acrescente o coentro ou a salsinha, uma pitada de sal e uma de pimenta. Coloque a cebolinha, salsinha, coentro e hortelã por cima e pronto!

Bom apetite!sopadelentilhacenouraebrocolis

Chá Termogênico

Ótima opção para os dias mais frios e para acelerar o metabolismo. ATENÇÃO: Não beber grandes quantidades de uma só vez!

Ingredientes:

-1 litro de água

-2 canelas em pau

-5 cravos da índia

-2 lascas de gengibre

-1 pitada de pimenta caiena (vermelha) – opcional

-1 col. sopa de chá verde (pó ou extrato)

-1 maçã com casca ou 1 pedaço grande de abacaxi com a casca ou meia laranja ou limão  com a casca

Preparo: Ferver tudo com água, coar e adoçar. Prontinho!

Bom apetite!

chas-termogênicos

 

Por que levar comida de casa?

Nada como a comidinha de casa, não é mesmo? Mas então, quais as vantagens da tradicional comidinha caseira? veja o que diz uma pesquisa realizada por Gorgulho, Bartira Mendes (2012):

– Os homens que comem fora de casa tem mais sobrepeso e obesidade, quando comparados aos que comem em casa

-27% das pessoas que comem fora de casa alimenta-se em restaurantes e 17%, nas redes de fast food

-Ao prepararmos nossa própria refeição, temos maior controle sobre a qualidade dos alimentos, pois sabemos como foram preparados e como serão armazenados

-Podemos fazer preparações de acordo com nossas preferências e optar por alimentos  saudáveis e temperos naturais

-Diminuímos o consumo de sódio, açúcar, gorduras trans e saturadas,  além do famoso “óleo reutilizado” inúmeras vezes (prática muito comum em restaurantes e redes de fast food)

Cuidados na hora de preparar o seu pratinho sagrado ou “marmita caseira”:

-Planeje-se, pense no cardápio da semana (ou siga o cardápio sugerido pela sua nutri) e faça as compras daquela semana pensando nele;

-Alimentos prontos devem ser consumidos em 24 horas,  desde que refrigerados corretamente. Prepare no dia anterior e mantenha refrigerado até o dia seguinte, na hora de preparar sua marmita;

-Evite leite e derivados, molhos e maioneses, pois estragam facilmente;

-Use recipientes diferentes para alimentos frios/crus e quentes

-Leve as frutas em recipientes para não amassarem na bolsa, e também para evitar odores na mesma;

Referência: Gorgulho, Bartira Mendes. Alimentação fora do lar e sua relação com a qualidade da dieta de moradores do município de SP. Estudo ISA – Capital [dissertação] São paulo. Universidade de São Paulo,  Faculdade de Saúde Pública (2102)

 

marmita-melhor-opção-hora-almoço

Da série “Alimento do dia”: Uma maravilha chamada Açafrão ou Cúrcuma

O Açafrão da terra ou Cúrcuma, como também é chamado,  é extraído dos estigmas de flores de Crocus sativus, uma planta da família das Iridáceas. É utilizado desde a Antiguidade como especiaria, principalmente na culinária do Mediterrâneo  — região de onde a variedade é originária — no preparo de risotos, aves, caldos, massas, doces e bebidas.  

O açafrão  tem sido empregado para fins medicinais, há séculos.  Muito conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, pesquisa recente revelou que a cúrcuma é uma verdadeira maravilha natural! As propriedades terapêuticas da especiaria se devem à presença da “curcumina”, substância ativa utilizada na cura ou prevenção de diversas infecções e doenças como Câncer, Alzheimer, Depressão ou simplesmente para melhora da qualidade de vida.

Aqui estão algumas razões para adicionar açafrão à sua dieta:

-É um agente natural anti-séptico e antibacteriano, útil na desinfecção de cortes e queimaduras.-Ajuda a aliviar dores de garganta.

-Previne a formação de  células cancerosas e faz com que as já existentes “morram”. Foi demonstrado que a especiaria pode  parar o crescimento de novos vasos sanguíneos em tumores. Além disso, ajuda a impedir a ocorrência de metástases em diversas formas de câncer.

-Algumas pesquisas provaram que ajuda na cura e prevenção de diversos tipos de câncer, como o de próstata, mama e pâncreas.

-Reduz os  efeitos colaterais da quimioterapia.

-Quando combinado com couve-flor, tem mostrado ser um excelente agente de prevenção do câncer da próstata e a retenção do crescimento do câncer de próstata existente (Fazer como uma sopa, adicionando o alho, leite de coco e açafrão)

-Ajuda no tratamento da psoríase e outras condições inflamatórias da pele como acne, eczema, estrias.

-Reduz o risco de leucemia infantil.

-Auxilia no tratamento da Doença de Chron e outros problemas intestinais.

-É um desintoxicante natural do fígado.

-Previne e retarda a progressão da doença de Alzheimer, através da remoção do acúmulo de placa bacteriana amilóide no cérebro.

-É um potente anti-inflamatório natural, que funciona como muitas drogas anti-inflamatórias, mas sem os efeitos colaterais causados pelas mesmas.

-Tem se mostrado promissora em retardar a progressão da esclerose múltipla em ratinhos.

-É um analgésico natural, diminui diversos tipo de dor.

-É benéfico para o metabolismo das gorduras, o que pode ajudar no controle do peso.

-Tem sido muito utilizado na medicina chinesa como um tratamento para a depressão.

-Devido às suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas,é um tratamento natural para artrite reumatóide, dores musculares, cãibras, dores de cabeça.

-Aumenta os efeitos da droga paclitaxel quimioterapia e reduz seus efeitos colaterais.

-Acelera a cicatrização de feridas e auxilia na remodelação da pele danificada

-Há estudos em andamento dos efeitos positivos da cúrcuma sobre mieloma múltiplo.

Formas de Consumo: O açafrão pode ser tomado em pó, em forma de  raíz fresca ou em pílulas (normalmente de 500 mg).

Contra-indicações: A cúrcuma não deverá ser utilizada por pessoas com cálculos biliares ou obstrução biliar. O consumo também  é contra-indicado a gestantes, pois  pode  estimular as contrações  uterinas e levar a aborto.

946656_538064632918799_890401943_n

 

Alimentação e alívio das dores

Não é novidade que o tipo de alimento que comemos, bem como a quantidade, regularidade e combinação dos mesmos tem influência  direta no  bem estar, melhora da saúde e promoção de  longevidade. No entanto, o  post de hoje é sobre a capacidade que alguns alimentos possuem, acredite,  de aliviar as dores, de qualquer tipo.

Sim, existe comprovação científica de que alguns alimentos podem ajudar a aliviar dores/ inflamações, que causam desconforto no corpo, baixa de energia e mal estar. Tais dores incluem:  cabeça, garganta,  dente, muscular, nas juntas, entre outras.  Alguns alimentos combatem a ação dos radicais livres no organismo. Vale lembrar que tais alimentos devem ser consumidos de forma preventiva, e não no tratamento da dor aguda.

Abacate

  • O abacate reduz a produção de substâncias inflamatórias no organismo e ajuda no combate aos radicais livres. É o que constatou uma  pesquisa realizada na Universidade da Califórnia, EUA. O abacate possui uma substância chamada beta-sitostero, que age como um anti-inflamatório, fazendo com que as células do organismo exerçam melhor suas funções.

Alho

  • Allium Sativum (como é chamado cientificamente) é rico em antioxidantes, anti-inflamatório, analgésico, antibiótico, bom para a coração e circulação. O benefício medicinal para o coração deve-se a presença de substâncias como a Alicina, que fluidifica o sangue e relaxa os vasos sanguíneos, e Ajoene que possui ação anti-coagulante. Além disso o alho ajuda a combater qualquer tipo de infecção, aumentando a atividade do sistema imunológico. Estudos comprovam que ele  auxilia no alívio das dores e inflamações em geral, principalmente nas dores da artrite (nas articulações).

Azeite Extra-Virgem

  • Segundo Cientistas do Monell Chemical o azeite extravirgem é uma gordura saudável monoinsaturada, que é utilizada por nosso organismo para produzir agentes naturais anti-inflamatórios, semelhantes ao ibuprofeno em sua composição.
  • O azeite é rico em polifenóis, que são conhecidos por ter propriedades  anti-inflamatória, antioxidante e anticoagulante

Café

  • O café auxilia no alivio das dores de cabeça leves, chamadas cefaleias tensionais, e até mesmo enxaqueca, se ingerido no inicio da crise. Isso ocorre porque a cafeína tem ação analgésica.
  • Claro que, se consumido em grandes quantidades, o café pode causar efeitos indesejáveis, como aumento da pressão arterial, taquicardias, e até mesmo piora da dor. Normalmente o café auxilia nas dores de cabeça pouco frequentes, até cerca de duas vezes por mês.

Cebola

  • Possui alto poder desintoxicante, anti-inflamatório e bactericida, contém altos níveis de fitoquímicos, que podem reduzir inflamações no corpo.
  • Um estudo apontou a quercetina, um composto encontrado na cebola, como o responsável por esse efeito.

Couve e vegetais verde escuros

  • A couve é anti-inflamatória e cicatrizante. É super importante pois auxilia a fixar o Cálcio nos ossos, devido a presença de fitoquímicos naturais com ação desintoxicante.
  • Vegetais de folha verde escura, como a couve, escarola, agrião, rúcula e espinafre possuem alto teor de Magnésio, mineral fundamental para a saúde dos músculos.

Cúrcuma

  • Ela possui curcuminóides (curcumina), que são bioflavonóides, segundo a EMBRAFARMA é uma substância adstringente, analgésica, antibacteriana, anticoagulante, antifúngica, anti-inflamatória, antioxidante, antisséptica, aromática, estimulante, melhora a  circulação e digestão, além de ser hepatoprotetora.
  • É uma especiaria indiana também conhecida como açafrão da terra, a cúrcuma é utilizada como tempero em diversos pratos e é o principal ingrediente do curry “caril”.

Oleaginosas

  • Nozes, castanhas de caju, amêndoas, avelãs, castanhas do Pará (ou do Brasil), pecãs, avelãs, pistache, macadâmias, semente de girassol, entre outras ajudam a diminuir as dores musculares.
  • As oleaginosas tem alto teor de Magnésio, mineral que  alivia as dores da contração muscular, tem ação anti-inflamatória e atua na regulação da pressão arterial.

Gengibre

  • O gengibre é um excelente anti-inflamatório natural, pode ser utilizado no tratamento de diversas doenças, uma vez que ajuda a reduzir a dor articular, além de ter ação anticoagulante e antioxidante.

Guaraná

  • O guaraná tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, e ajuda a reduzir a sensibilidade à dor, devido à presença de cafeína.
  • A fruta do guaraná também possui compostos fenólicos, de ação antioxidante.
  • A semente e o pó de guaraná têm a mesma ação, mas o refrigerante produzido a base dessa fruta não apresenta benefício algum.
  • Assim como todo alimento rico em cafeína, deve ser consumido com moderação, a fim de evitar efeitos indesejáveis.

Melancia e Frutas Vermelhas

  • A antocianina existente nas frutas vermelhas como melancia, cereja, morango, romã, cranberry, amora e goiaba – também o licopeno do tomate e melancia-  possuem  propriedade anti-inflamatória e antioxidante.
  • A melancia, por possuir um pH alcalino, combate a acidez do suco gástrico, atuando de forma benéfica sobre dores de estômago e gastrite.

Peixes de água fria

  • Peixes de água fria, como salmão, atum, sardinha, cavala e anchova são ricos em ômega 3, ajudam a evitar inflamações que provocam dores. O ômega 3 não é produzido pelo organismo e é uma “gordura boa” que equilibra os eicosanóides, hormônios que provocam inflamações. O ômega 3 ajuda a melhorar a imunidade, uma vez que é o principal alimentos das bactérias “boas” do organismo, além de atuar na captação de radicais livres, ajudando a reduzir dores musculares.

IMPORTANTE:

Conheça agora alimentos e substâncias que pioram a dor e processos inflamatórios:

  • Frituras, óleos reutilizados, excesso de gorduras, margarina, leite de vaca,  gorduras trans/hidrogenadas, farinha branca, refrigerantes, sucos industrializados (de caixa e em pó), excesso de sal e açúcares, alimentos processados/embutidos, corantes, conservantes, alguns tipos de adoçantes como aspartame, sacarina e ciclamato de sódio, metais pesados (alumínio, petróleo etc).

“Faça do alimento, o seu medicamento”. (Hipócrates)

alimentos-que-sao-antiinflamatorios-7

Canja de galinha – receita da velha de guerra!

Estudos científicos comprovam os benefícios da canja de galinha à saúde. Além de leve e gostosa, é uma sopa nutritiva e bem  fácil de fazer, boa pra qualquer hora! Confira a receita!

Ingredientes:

  •  500g de coxas de frango sem pele
  •  7 xícaras (chá) de água filtrada
  •  1 folha de louro
  •  8 dentes de alho
  • 1 pitada de açafrão em pó
  •  2 colheres (chá) de sal marinho ou sal rosa
  •  salsa e cebolinha desidratada  a gosto
  •  ½ xícara (chá) de arroz
  •  3 cenouras

Preparo:

  • Numa panela grande, colocar o frango, á agua, o louro, o açafrão e os dentes de alho cortados ao meio e 1 colher de sal. Ligue o fogo e deixe cozinhando por cerca de 15 minutos. Conforme a água ferve, uma espuma se formará na superfície. Retire a espuma com uma colher grande.
  • Quando o frango estiver quase completamente cozido, adicione o arroz escolhido e lavado, as ervas desidratadas e o restante do sal. Cozinhe até que o arroz esteja quase cozido (cerca de 10 minutos).
  • Acrescente as cenouras cortadas em rodelas finas e o restante do sal (1 colher de chá). Quando a carne do frango começar a soltar do osso, desosse as coxas e devolva a carne para a panela. Quando a cenoura estiver cozida, desligue o fogo.
  • Sirva quente, regado com um fio de azeite extra-virgem e  jogue cebolinha e salsinha por cima.

Rendimento: 4 porções        Bom apetite! 🙂

canjadegalinha

Bife à milanesa de forno

Boa opção para quem gosta do bife à milanesa, só que sem frituras! 😉

Ingredientes:

  •  8 bifes de contra-filé
  •  Sal marinho ou sal rosa a gosto
  • Ervas a gosto
  •  2 ovos inteiros
  •  farinha de quinoa ou farinha de linhaça dourada – quantidade suficiente para empanar

Preparo:

Tempere os bifes usando sal fino. Bata nos bifes para amaciá-los. Passe os bifes, um de cada vez, nos ovos batidos e, em seguida, na farinha de rosca. Forre 2 formas retangulares grandes (das de bolo) com papel alumínio e unte com um pouco de óleo de coco ou girassol. Disponha os bifes nas formas. Asse por cerca de 30 minutos ou até que estejam prontos, em forno alto pré-aquecido.

Bom apetite! 🙂

bife-a-milanesa

Filé de frango saudável

Ingredientes:

  • 5 filés de frango (se possível opte pelo frango sem hormônio)
  • sal marinho a gosto
  • pimenta do reino moída e ervas a gosto
  • ½ xícara (chá) de vinho branco seco

Ingredientes para o recheio:

  • 2 colheres (sopa) de óleo de amendoim ou óleo de girassol
  • 1 maço de brócolis cozido e picado
  • ¼ xícara (chá) de aveia em flocos
  • 1 xícara (chá) de requeijão light
  • alho a gosto
  • sal marinho a gosto

Ingredientes para empanar:

  • 1 xícara (chá) de aveia em flocos
  • ½ xícara (chá) de gergelim
  • sal a gosto
  • pimenta do reino a gosto
  • 2 claras

Preparo do Recheio:

  • Refogue o alho no óleo de amendoim ou de girassol. Acrescente o brócolis picado e mexa por alguns minutos em fogo médio. Junte a aveia, o requeijão, o sal e a pimenta. Misture bem e reserve.

Preparo do Frango:

  • Corte cada filé, abrindo-os formando um bife fino e grande.
  • Tempere os filés com sal marinho, pimenta e o vinho branco. Deixe-os neste tempero por 30 minutos. Divida o recheio em partes iguais e recheie cada filé. Feche-os com palitos de madeira.

Como Empanar:

  • Misture a aveia, o gergelim, o sal e a pimenta. Passe os filés nas claras batidas com um garfo e, em seguida, na mistura de aveia e gergelim. Leve-os para assar em um refratário untado com azeite em forno preaquecido, a 180º C, por aproximadamente em 40 minutos, virando na metade do tempo, ou até que a superfície esteja levemente dourada e crocante

Sugestão de acompanhamento: batata doce cozida ou assada, levemente dourada no azeite com  alecrim e ervas.

Bom apetite! :
Filé de Frango Empanado com Aveia e Gergelim Recheado com Brócolis