Pãozinho integral de amêndoas

Ingredientes:

  • 1 xicara e meia de farinha de amêndoas
  • 1/2  xicara (chá)  de farinha de linhaça dourada
  • 3/4  da xícara (chá) de polvilho doce
  • 1 colher de chá rasa de sal marinho
  • 1 colher de chá de açúcar demerara ou mascavo ou de coco
  • 1 colher de sopa de fermento biológico seco
  • 4 ovos
  • 3 colheres de sopa de leite de coco (se achar o  natural-zero açúcar é melhor)

Modo de Preparo:

No liquidificador bata 1 pouco mais de 1 xic de chá  de amêndoas, faça o mesmo com a 1 xícara (chá) de linhaça. Misture os ingredientes secos em um recipiente. Bata no liquidificador os 4 ovos com o leite de coco. Despeje esta mistura sobre os ingredientes secos com uma colher. Despeje na forma de pão untada e leve ao forno alto pré-aquecido por 5 minutos, depois abaixe para 180c por mais 30-40 min. Faça o teste do palito para ver se está no ponto.

Obs. As farinhas de linhaça e amêndoas podem ser compradas prontas em lojas de alimentos naturais, alguns supermercados ou pela internet. A de amêndoas é mais difícil de achar; a de linhaça tem em todo lugar!

Bom apetite! #nutrilaripc3a3o-de-amc3aandoas

 

 

Cranberry: frutinha do bem

ORIGEM
É um fruto vermelho, nativo dos Estados Unidos. No Brasil, é encontrado principalmente na forma de suco, frutas secas e cápsulas. Conhecido também como “oxicoco” ou “mirtilo-vermelho”, pela semelhança em benefícios e aparência ao mirtilo ou blueberry, e oxicoco.

COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL:
Contém vitaminas A, C e D. Além de ser uma fruta rica em fibras e antioxidantes como antocianinas, flavonoides, catequinas, triterpenoides, ácidos (beta-hidroxibutírico, cítrico, málico, quínico, benzoico, elágico, hipúrico).

BENEFÍCIOS:
-Por contero antioxidante resveratrol, combate o alto teor de gordura no sangue, protegendo o coração.
-Previne infecção Urinária – Possui um componente que inibe a fixação da bactéria nas paredes da bexiga e da uretra.
-Contém componentes que auxiliam nosso organismo na produção de colágeno, que junto aos outros componentens nutricionais melhoram a aparência da pele, cabelos e unhas.
-Aumenta a imunidade e auxilia na prevenção de gripes e resfriados, devido ao alto teor de vitamina C
Fibras – Ajudam o organismo a evitar a constipação, liberando o fluxo intestinal.
-Combate os radicais livres, ajudando a prevenir inflamações, o câncer e tumores em geral.
-Mlelhora a visão, devido ao alto teor de vitamina A.
-Aumenta a energia a partir da frutose, além de maior disposição
-Previne placas bacterianas – Estudos recentes comprovam seus benefícios contra a fixação de bactérias que causam as placas bacterianas nos dentes.
-Auxilia na redução do colesterol
-Diminui o stress, devido à presença de antioxidantes que regulam a produção de cortisol (hormônio do stress)

QUANTIDADE RECOMENDADA:
-Cápsulas (100 a 500 mg) – qtde varia de acordo com a necessidade individual
-Fruta in natura – 2 a 3 col. sopa por dia = +/- 15 unidades
-Suco (sem açúcar) – 200 a 300 ml ao dia

CONTRAINDICAÇÕES:
-Contraindicado a pacientes que fazem uso do medicamento varfarina, por aumentar o efeito anticoagulante.
-Devido à frutose existente na fruta, é aconselhável que pacientes com diabetes consumam com moderação. Vale lembrar que o suco possui maior índice glicêmico que a fruta in natura, sendo esta forma de consumo a mais aconselhável.
-O excesso de consumo de cranberry pode causar desarranjo intestinal.
-A ingestão excessiva de cranberry pode aumentar a excreção. Portanto pacientes que fazem uso de medicamentos como antidepressivos e analgésicos à base de morfina devem consultar o nutricionista para orientação da quantidade a ser consumida para que o efeito medicamentoso seja preservado.

Beijos, #nutrilaricranberry

Cubinho de gelo verde

Os cubinhos de gelo verde  são  uma excelente opção para quem quer praticidade e alimentação saudável ao mesmo tempo.  Na correria, basta pegar um cubinho de gelo e bater para preparar seu suco, chá ou outra bebida. Bem assim “rapidex”! Vou postar várias receitas, pois há inúmeras possibilidades pra o “gelo nutritivo”. Hoje é a do cubinho verde, o mais conhecido!

Receita de cubinho de gelo verde (couve e hortelã)

Ingredientes:

  • 2 folhas grandes de couve
  • 1/2 xícara (chá) de hortelã
  • 2 colheres de sopa  de salsinha

Modo de Preparo: Bata tudo no liquidificador com a água. Coe e despeje na forminha de gelo. Leve ao congelador.

Obs. Eu faço sem coar, para ter mais nutrientes e fibras. Aí ficam uns “grominhos” que muita gente não gosta, mas eu não ligo! Então, coar é opcional. Nessa foto que tirei pro instagram, dá pra ver que o meu não ficou tão ralinho.  Mas faça a seu gosto!

Beijos, #nutrilari

1532094_376474389164740_1613141945_n

 

 

 

Do que são feitas as salsichas? Leia e se surpreenda…

“Leis são como salsichas; é melhor não saber como são feitas”. A frase, do chanceler alemão Otto Von Bismarck (1815-1898), se tornou célebre em todo o mundo e ajudou a espalhar o boato de que as salsichas são feitas de ingredientes duvidosos e em ambientes nojentos.

A matéria-prima da salsicha é composta de sobras de carnes suína, bovina e de frango (isso é o que dizem os fabricantes…pois eu não duvido que tenha carne de outros bichos não comestíveis, já que alguns estudos encontraram até restos de besouro, URGH). No entanto, nenhuma das carnes é de primeira – o que entra na composição do alimento são aquelas partes mais nojentas (e menos nutritivas), que sobraram da fabricação de outros produtos. Exemplo: vísceras, peles, olhos (isso mesmo, córnea do bicho),  bochechas, pedaços da orelha, nariz e por aí vai…Mas o que dá mesmo sabor ao produto são o sal e os temperos, que variam de acordo com o fabricante, mas que costumam ter alho, cebola, pimentas em pó e outras especiarias. Depois, ainda são acrescentados os ingredientes chamados extensores, que têm a função de melhorar a ligação entre a água e a gordura. Na embalagem, eles vêm descritos como proteína de soja, amidos (e como tem amido!) e carragena. Por último, para que o produto tenha maior durabilidade, entram em cena os aditivos, como sal, nitrito de sódio e fosfatos (conservantes péssimos à saúde).

Na primeira etapa de produção, as carnes e a gordura são moídas em um aparelho chamado “cutter” até formar uma massa bem fina, à qual serão acrescentados os outros ingredientes. Com tudo bem misturado, a massa vai se tornar um “embutido”. Ou seja, ela é colocada dentro de um envoltório de plástico, que vai dar o formato ao produto. A salsicha é, então, cozida em banho-maria até atingir 72º. Em seguida, o produto passa por um processo de resfriamento e é retirado das “tripas artificiais”. Nessa etapa, a salsicha pode receber um banho de corante para ficar com uma cor que seja atraente ao consumidor (mais produtos químicos!). Depois dessa etapa, o produto está pronto para ser embalado, distribuído  e consumido (para a infelicidade de sua saúde).

Resumindo: SALSICHA é praticamente uma “merda”, com valor nutricional ZERO!

Finalizo com um pergunta: Você comeria cocô?  EU NÃO!

NÃO CONSUMA! Sua saúde agradece!

#salsichanao #hotdogsemsalsicha #nutrilari  #porcariaalimentar #cocoalimentar

salsicha

Receita de Farinha de Cálcio

Essa receita é uma  boa opção para garantir a cota diária de cálcio! Aprenda a fazer sua  “farinha de cálcio”

Ingredientes:
-Triture 200 gramas de gergelim
-200 gramas de semente de girassol
-200 gramas de linhaça.

Preparo: Preaqueça o forno e leve a mistura para torrar no fogo baixo por 15 minutos. Guarde num vidro bem fechado e longe da luz.
Consuma  em sucos, iogurtes, vitaminas, sopas e saladas. *Obs.  A quantidade vai variar de pessoa para pessoa, consulte sua nutri para um acompanhamento personalizado.

Beijos, #nutrilari Farinha de cálcio - Cura

MC DONALD´S: Isso não é comida, é um experimento químico!

MC DONALD´S NÃÃÃÃÃO!

Nada nessa rede de fast food é natural. “Alimentos” (se é que podemos chamá-los assim) lotados de conservantes, produtos químicos, transgênicos, gordura de péssima qualidade e sódio (MUITO sódio). O cheiro e a maciez do pão são artificiais, as carnes processadas de baixíssimo valor nutricional e da pior qualidade (as piores partes do animal como a pele, vísceras, olhos e até unhas são usadas para fazer o hambúrguer,  sem contar outras coisinhas mais que são acrescidas nesse sanduíche, que você come e acha tão gostoso….

Simplesmente NÃO VALE A PENA consumir! É uma agressão à sua saúde e ao seu bolso, porque ainda por cima é caro. Exclua essa “porcaria” da sua alimentação e de sua família, principalmente crianças. A melhor comida é aquela feita em nossa casa, quando não der, existem outras opções mais saudáveis  na rua!

Beijos!

#ficaadicadanutri  #nutrilari #merdadonalds #nofastfood  #eatslowfood

 

1477940_10152094786056178_2126734396_n

Suco detox rosa

Esse suco rosa é excelente para tomar antes do treino. Estudos comprovaram que a  beterraba pode trazer vários benefícios à saúde, sobretudo antes da atividade física, pois  é  fonte de nutrientes precursores do óxido nítrico, substância que reduz a pressão arterial e reforça a resistência do organismo.

Rende: 1 copo 300 ml/ Calorias: 70

Ingredientes:

  • 1 beterraba pequena, crua e fatiada
  • 1/2 pote de iogurte natural desnatado
  • 1/2 copo (100 ml) de água gelada
  • suco de 1 laranja.

Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida

Bom apetite! #nutrilarisuco-de-beterraba